Respostas Rápidas

Quantos livros tem a Antiga Aliança?

39 Livros

Quantos livros tem a Nova Aliança?

27 Livros

Quantos livros tem a Bíblia Evangélica?

66 Livros

Quantos capítulos e versículos tem a Bíblia?

A Bíblia tem 1.189 capítulos e mais de 31.100 versículos. Mas dizer exatamente quantos capítulos e quantos versículos tem a Bíblia não é uma tarefa tão simples. Na verdade há diferença nos números de capítulos e versículos quando comparadas as diferentes versões e traduções da Bíblia.

Mas até mesmo entre as traduções da Bíblia da mesma tradição cristã há diferenças. Essas diferenças ocorrem no número de versículos. Uma tradução da Bíblia Protestante pode ter mais versículos que outra tradução. Mas isso não significa que há texto faltando entre uma e outra, mas simplesmente que o texto foi acomodado de uma forma diferente, resultando numa quantidade maior de versículos.

Por exemplo: a Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) não possui o versículo de João 7:53 que está presente na tradução Almeida. O motivo disso é que a comissão de tradução considerou que o conteúdo de João 7:53 ficaria melhor ajustado ao capítulo 8 de João. Por isso o texto de João 7:53 da Almeida está inserido em João 8:1 da NTLH.

Quando a Bíblia foi dividida em capítulos?

A primeira coisa a se considerar quando se fala no número de capítulos e versículos da Bíblia é saber que os textos originais das Escrituras não possuíam divisões em capítulos e versículos. Havia apenas espaços em branco no final de algumas porções do texto ou entre suas linhas. Inclusive, os títulos e subtítulos dos textos bíblicos que marcam a divisão de capítulos e versículos que temos em nossas versões atuais da Bíblia, não fazem parte dos escritos originais – com exceção do livro de Salmos.

A Bíblia só foi dividida em capítulos e versículos da forma como temos hoje, apenas na Idade Média. Isso aconteceu simplesmente com o propósito de fornecer uma organização mais prática do texto bíblico e facilitar sua leitura. O responsável por dividir a Bíblia em capítulos, pelo menos em sua forma mais comum, foi o bispo Stephen Langton no século 13 d.C.

O cardeal Hugo de Sancto Caro, também do século 13 d.C., dividiu sistematicamente a Bíblia. Mas a divisão de Stephen Langton tornou-se a mais usada e perdura até hoje. Inclusive, a divisão mais comum da Bíblia em 1.189 capítulos é atribuída a ele.

Quando a Bíblia foi dividida em versículos?

Já a divisão da Bíblia em versículos ocorreu um pouco mais tarde. Foi somente no século 16 d.C. que o frade dominicano Robert Estienne propôs a divisão de versículos que serve de base para todas as versões da Bíblia que temos hoje. Porém, antes mesmo do século 10 d.C. os massoretas já tinham dividido o texto hebraico do Antigo Testamento em versículos.

Considerando esse plano de fundo histórico, agora podemos falar melhor sobre quantos capítulos tem a Bíblia e entender mais facilmente as diferenças no número de versículos.

Quantos capítulos a Bíblia Evangélica e a Católica tem?

A Bíblia Evangélica possui 1.189 capítulos. Já a Bíblia Católica possui 1.330. Como já foi dito, isso acontece porque a Bíblia Católica inclui alguns livros a mais que a Bíblia Evangélica no Antigo Testamento.

A Bíblia Protestante só considera para o Antigo Testamento os escritos presentes na Bíblia Hebraica. Já a Bíblia Católica considera também os livros que posteriormente foram incluídos na Septuaginta, a tradução grega da Bíblia Hebraica. Obviamente essa diferença resulta em números distintos de capítulos da Bíblia.

O livro da Bíblia que possui mais capítulos é o livro de Salmos, com 150 capítulos. Mas muita gente não considera que cada salmo deva ser visto como um capítulo. Então a parte do livro de Salmos, o livro da Bíblia com a maior quantidade de capítulos é o livro de Isaías, com 66 capítulos. Por outro lado há cinco livros na Bíblia que possuem apenas um capítulo. São eles: Obadias, Filemom, 2 João, 3 João e Judas.

Por quantos homens foi escrita a Bíblia?

A Bíblia foi escrita por mais de 40 homens. Olhando a totalidade dos livros bíblicos podemos dizer que ela foi escrita por mais de 40 homens. Estes autores dos livros possuíam diferentes estilos de vida, de conhecimento, de facilidade de escrita. Todo este trabalho durou cerca de mais de 5.000 anos

Quem foram os autores da Bíblia?

Foram os homens, Enoque escreveu o livro de Enoque, Moisés escreveu o Pentateuco que são os 5 livros da Lei, Isaías, que escreveu o livro que leva seu nome, ele era um profeta. Mateus chamado por Jesus para ser seu discípulo era um cobrador de imposto.

João o discípulo mais novo de todos era um pescador no lago da Galiléia. Paulo era um fabricante de tendas, profundo conhecedor do judaísmo. Portanto apesar da Bíblia ter sido escrita por tantos autores de origens diferentes e profissões diferentes e este trabalho ter sido lento, a Bíblia é cheia de contradições e erros.

Todos os autores apresentaram diferentes pensamentos, pois tem perspectivas e origens diferentes mas todos proclamaram o mesmo Deus único e verdadeiro, e o mesmo único caminho para salvação – Jesus Cristo (João 14,6).

Existe mais livros que foram escritos no passado?

Sim, Apocalipse de Pedro, A Epístola de Barnabé, Evangelho da Infância de Tiago, Pastor de Hermas, 1ª de Clemente, Evangelho de Tomé, A Didaqué, Epístola Perdida aos Coríntios, Terceira Carta aos Coríntios, O documento Q, O Evangelho de Maria Madalena, O Evangelho de Judas, Enfim Os Evangelho de todos os seguidores de Jesus daquela época.

A Bíblia é a voz de Deus?

A Bíblia nunca foi a voz de Deus! Ela Contém a Voz de Deus, e também a voz de homens!

A Bíblia é a inspiração de Deus?

Nem tudo na Bíblia é a inspiração de Deus! Ela Contém a Inspiração de homens e também a inspiração de Deus! Então, devemos diferenciar qual é a inspiração de Deus na Bíblia.

O Filho do homem, ainda virá?

O Filho do homem não virá porque ele já veio! Sabemos que as profecias que falam sobre o filho do homem, vem do antigo testamento, e sabemos que todas as profecias do antigo testamento, relacionadas ao filho do homem, todas elas foram cumpridas quando Jesus se fez carne na terra.

Por exemplo: Daniel profetizou que o filho do homem vinha sobre as nuvens do céu. (Daniel: 7.13,14). e também sabemos que o próprio Jesus testificou sobre isso em (Lucas:24.44), o próprio Jesus testemunhou sobre isso. Portanto, o Filho do homem já veio há mais de dois mil anos atrás!

Jesus ainda voltará?

Jesus já retornou através do Espírito Santo! a primeira vinda ele veio em carne, para poder ensinar os seu povo, (Isaías.54.13), (João.6.45). já na segunga vinda, ele veio em Espírito para fazer morada dentro do seu povo. (João 17.21,23)

Quando Jesus retornou?

Ele retornou no dia de pentecoste, Observe que Jesus subiu, mas, com poucos dias ele retornou de forma espiritual, para continuar o seu reinado na terra entre os homens. (Ezequiel.37.26-28) (Mateus.18.20) (Mateus.28.20) (João.14.16) (Atos.2.1-13).

Observe, que no velho testamento não tem somente a promessa da vinda do Espírito Santo, lembre-se que o Espírito Santo sempre existiu e sempre existirá, porque ele é o próprio Deus.

Jesus ainda voltará sobre as nuvens do céus?

Ele não virá mais: Porque ele já veio sobre as nuvens dos céus! Os homens sem as revelações de Deus nas suas vidas, eles interpretam de maneira errada. Lembre-se, que Jesus se revelou algumas vezes que de fato ele veio sobre as nuvens dos céus e estava sobre as nuvens desde do dia do seu nascimento, até a sua subida aos céus! (Lucas.2.8-20).

A primeira vez que as nuvens se materializou aos olhos dos homens foi no dia da transfiguração, (Mateus.17.1-13). A segunda vez que as nuvens se materializou aos olhos dos homens foi no dia de sua morte na cruz, (Mateus.26.64). A Terceira vez que as nuvens se materializou aos olhos dos homens, foi em sua subida aos céus, (Atos.1.10,11).

Observe que as revelações de Deus não são para todos. poucas pessoas, Deus se revela para eles. Agora preste atenção: em (Atos 1.11) diz que Jesus subiu nas nuvens e entre nuvens, então, se ele subiu nas nuvens, porque que nem todas as pessoas viram ele subir nas nuvens? Somente os escolhidos de Deus contemplaram a Jesus Cristo subindo nas nuvens do Céus.

Como vai ser o arrebatamento?

O verdadeiro arrebatamento que Jesus nos ensinou é de forma espiritual, Por exemplo: Jesus sempre alertou aos seus seguidores que todos vão morrer. (Mateus.10.39). então, se todos vão morrer, porque que alguns do povo de Deus pregam que os seguidores de Jesus vão subir no arrebatamento de forma literal?

Sabemos que Jesus jamais nos ensinou tais palavras, Então meus queridos irmãos em Cristo Jesus, o verdadeiro arrebatamento é de forma espíritual, ou seja, depois da morte todos terão que se encontrar com o dono da vida que é o próprio Deus. Então, cada um prestará conta dos seus atos diante de Deus! Lembre-se, o corpo voltará a terra como sempre foi, mas, o espirito dos homens voltará a Deus.

Quando será o arrebatamento da igreja?

Depois da morte, todos serão arrebatados, todos prestarão conta com Deus, todos descerão a sepultura, todos vamos morrer um dia, ninguém escapará da morte, (Gênesis.3.19). O arrebatamento que Paulo pregou é uma tremenda furada, é uma tremenda mentira! (I Tessalonicenses.4.16,17).

O Senhor Jesus nunca prometeu arrebatar o seu povo de forma literal, cada pessoa será arrebatada de forma espiritual depois de suas mortes! (Eclesiastes.12.7) (Mateus.10.39).

Lembre-se, que Jesus Cristo ensinou aos seus seguidores que tanto o joio como o trigo, deveriam crescer juntos até a colheita. Obs: Os que vão fazer a colheita são os anjos, cada um por sua vez! (Mateus.13.24-30).

Jesus foi preparar lugar no céu?

De acordo com a verdade de Deus, Jesus nunca foi preparar lugar no céu, porque o céu já está preparado desde da fundação do mundo.

Em (Gênesis.1.1) a biblia diz que Deus criou os céus e a terra tudo perfeito, tudo em seu devido lugar. Então, como pode Jesus preparar um lugar no céu, se o céu já está preparado desde do começo?

Em (Mateus.25.34) Jesus deixou bem claro aos seus seguidores, que naquele grande dia da colheita Jesus irá dizer desta maneira, vinde meus filhos abençoados para o reino que (já está preparado desde da fundação do mundo.)

De acordo com esses versículos, isso é uma prova irréfutavel que em (João.14), Jesus não foi preparar um lugar no céu como muitos afirmam! Não existe nenhuma logica de que Jesus foi preparar um lugar no céu. Lá no céu não haverá lugares espécificos para determinados grupos, Todos serão anjos de Deus!

Porque os discipulos ficaram turbados em Joaõ 14?

O real motivo dos seguidores de Jesus ficarem tristes e abatidos em (João.14), Foi porque Jesus falou para eles que para onde Jesus ia, eles não poderiam ir de forma literal.

Por exemplo: Em vez e quando Jesus alertava a eles dizendo que ia para céu! Então, nesse caso o seguidores de Jesus já estavam cientes de que Jesus ia subir a qualquer momento para o céu.

Uma certa vez que Jesus falou aos Judeus, eles não compreenderam nada, quando Jesus falou que nenhum deles poderiam ir para o lugar que Jesus ia, que era o céu. (João.7.33-36) (João.8.21-23).

Agora Observe as mesmas palavras Jesus falando aos díscipulos. Filhinhos, estarei convosco apenas mais um pouco. Vós me procurarei; como eu disse aos judeus, também vos digo agora: Para onde eu vou, vocês não podem ir. (João.13.33,36). Foi por esse motivo que todos os discipulos de Jesus ficaram tristes e abatidos. Foi por essa razão que jesus consola todos os discipulos em (João.14).

Será que Jesus vai voltar para buscar o seu povo?

O mundo religioso quando lê o livro de (João.14) eles entendem de maneira errada. Eles se apegam a versículos isolados do contexto.

Por Exemplo em (João.14.3), Jesus Disse: Virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo. De acordo o versículo 3 de João.14 o mundo religios faz uma salada bíblica, uma interpretação mentirosa. Dizendo que Jesus vai voltar para arrebatar o seu povo. Será mesmo que Jesus estava falando para o povo do século 21, ou para os discípulos dele daquela época? Resposta: Claro que foi para os discípulos!

Por Exemplo em (João.14.3), Jesus Disse: Virei outra vez, O verdadeiro significado dessa palavra é que Jesus estava falando da morte e ressurreição dele. Jesus deixou bem claro, eu vou voltar! Foi justamente isso que aconteceu, depois da morte de jesus, logo ao terceiro dia ele retorna, ou em outras palavras, ele ressuscita, ou ele voltou!

Portanto meu irmão e minha irmã, a promessa dele retornar era para os discipulos, e não para o povo do século 21, como muitos afirmam.

Se você descorda destas palavras, Então, como Jesus irá voltar para os discípulos se eles já morreram faz tempo? Cadê os apóstolos?

Atenção! para você entender melhor sobre (João.14), você vai ter que examinar alguns capitulos do mesmo livro de João.

Por Exemplo: Começando do capítulo 7, capítulo 8, capítulo 13, capítulo 14, por último o capítulo 16. você examinando com cuidado todos esses capítulos que mencionei, você chegará a uma conclusão muita poderosa!

O Reino de Deus ainda virá?

De acordo com as palavras que saiu da boca de Jesus, o Reino de Deus já veio há mais de 2 mil anos atrás! Obs: O mundo religioso eles pregam dizendo que Jesus ainda virá para reinar na terra. Mas, analisando as palavras que saiu da boca de Jesus Cristo, a bíblia deixa bem claro que o reino de Deus já veio há muitos anos.

Vários versículos bíblicos nos revelam que de fato o reino de Deus começou quando Jesus se fez carne na terra. Em (Lucas.17.20,21) os fariseus fizeram perguntas a Jesus a respeito de quando o reino de Deus vinha, Veja que Jesus afirmou para os fariseus que o reino de Deus já estava no meio deles naquele exato momento.

Em (Mateus.10.7) Jesus chamou os seus discípulos e deu autoridades para eles curar, expulsar os demônios e ressuscitar os mortos, Veja a ordenança de Jesus para os discípulos, Vocês vão pregar e vão dizer que o reino de Deus já chegou!

Até mesmo João o primo de Jesus declarou isso ao público em (Mateus.3.2) A pregação de João Batista é bem clara, ele mesmo disse: Arrependei-vos: porque o reino do céu chegou!

Em algumas traduções da bíblia diz que o reino de Deus está próximo. Mas, mesmo assim com essa tradução, (próximo) significa que o reino de Deus já estava presente no meio deles. Mas, o mundo religioso traduz esta palavra (próximo) para o futuro.

O que Jesus quiz dizer em Mateus 5.17,18?

Observe em Mateus 5:17,18: Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, (mas cumprir.) Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, (nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.)

Queridos irmãos em Cristo Jesus, quando o Senhor Jesus falou essas palavras, ele não estava se referindo a bíblia inteira, como muitos pensam. quando Jesus falou essas palavras, nem existia o novo testamento, quando Jesus estava falando estas palavras, ele estava se referindo tanto a lei, os salmos e os profetas, ou seja, o velho testamento. Como então, muitas pessoas interpreta algo que não é de acordo com as palavras de Jesus?

Quando ele falou essas palavras, o céu e a terra não passará, até que tudo seja cumprido, ele estava se referindo, todas as profecias do velho testamento que aponta a Cristo, todas foram cumpridas na época dos apóstolos.

O que Jesus quiz dizer em Lucas 24.44?

Observe o que Jesus falou.
Lucas 24:44 E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: (Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.)

Inclusive a vinda do filho do homem sobre as nuvens do céu, não vem do novo testamento; E sim, do velho testamento. apenas Jesus citou que o filho do homem vinha sobre as nuvens do céu, para eles se tocarem que o filho do homem, já estava presente no meio deles.

Por isso que gerou uma confusão tão grande na vida de certas pessoas, que ainda eles estão esperando a vinda do filho do homem, sendo que o filho do homem foi a encarnação de Deus na terra. Que de fato, isso já aconteceu!

A vinda do filho do homem, vem das profecias de Daniel, Observe.
Daniel 7:13,14 Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao Ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.

Observe Daniel: 7.13-28 que a visão de Daniel sobre a vinda do filho do homem, não é para arrebatar para o céu, e sim para reinar na terra. Portanto, isso já aconteceu! Ou você não crê nas palavras que saiu da boca de Jesus? Ou você ainda está esperando o Emanuel chegar?

O que Jesus quiz dizer em Apocalipse 22.18,19?

Observe em Apocalipse 22:18,19 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

Muitas pessoas usam esses dois versículos para afirmar que se alguém diminuir ou acrescentar qualquer coisa da bíblia, todas as pragas que estão escritas na bíblia, descerão sobre as tais pessoas.

Mas na verdade, esses dois versículos não querem dizer isso. Esses dois versículos afirmam que se alguém diminuir ou acrescentar qualquer coisa do livro de Apocalipse, as pragas que estão escritas no livro de Apocalipse descerão sobre as tais pessoas.

Portanto, afirmar que esses dois versículos se referem a bíblia inteira, é uma tremenda heresia! A ordem que Deus mandou João escrever em um livro, foi as visões e revelações. que justamente é o livro das revelações, ou o livro de Apocalipse.

Observe esse versículo:
Apocalipse 1:3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

Veja que João é bem claro com esse versículo, ele afirma esta profecia ou este livro.

Observe esse outro versículo:
Apocalipse 1:10,11 Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta, Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

Veja que Jesus deu a ordem para João escrever tudo que ele estava vendo. Obs: João não viu o mar vermelho se abrir para o povo de israel passar, porque quem escreveu o pentateuco foi Moisés, e assim foram mais de 40 homens que escreveram a bíblia. Portanto, esses dois versículos não se refere a bíblia inteira! Refere-se somente ao livro de Apocalipse!

Conclusão!
Mesmo com essas palavras você continua a dizer que esses dois versículos se refere a bíblia inteira. Então, você está indo contra as verdades de Deus!

Qual o significado de Gálatas 1.8,9?

Observe com atenção o que paulo disse em Gálatas 1:8,9
Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

Analisando esses dois versículos, Paulo mais uma vez se levantou contra as coisas de Deus, quando Jesus apareceu em carne trazendo novas palavras, Paulo o rejeitou! Quando Jesus levantou os seus seguidores para a missão, Paulo os perseguiu!

Obs: Paulo matava cristãos impiedosamente, fossem eles, crianças, mulheres ou idosos.

Agora observe esse versículo em Efésios 6:12 que Paulo falou:
Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Veja, que de acordo a esse versículo, o próprio Paulo afirmou que os anjos das trevas habitam nas regiões celestiais, e sabemos que de acordo as escrituras as regiões celestiais fica entre o céu e a terra.

Porém, também sabemos que de acordo as escrituras, os anjos de Deus habitam no céu!

Portanto, os anjos que Paulo se referiu em Gálatas 1.8,9 não foram os anjos das trevas, mas sim, os anjos de Deus! Então, de acordo com as palavras de Paulo, ele mesmo se identificou como um transgressor das novidades de Deus.

Por exemplo: Quando Deus manda os seus anjos na terra, é para transmitir as novidades de Deus, Deus não manda os seus ministros para trazer palavras que já foram anunciadas.
Então Paulo, mais uma vez blasfemou contra as coisas de Deus, o que Paulo afirmou em suas palavras dizendo para o povo de Deus, mesmo que desça um anjo do céu, trazendo um evangelho diferente do que ele anunciou, que seja anátema. Isso que Paulo citou, foi uma tremenda heresia, foi uma blasfêmia contra Deus! Mas porquê? Porque, quem habita nos céus são os anjos de Deus. Mas porém, os anjos das trevas, habitam nas regiões celestiais..

Conclusão!
O mundo religioso dão mais crédito nas palavras de Paulo, do que nas palavras que saiu da boca de Jesus, e sabemos que a maioria das palavras de Paulo, são ao contrário das palavras que saiu da boca de Jesus. O Próprio Paulo afirmou em suas cartas várias vezes que ele estava pregando um outro evangelho, e não o evangelho verdadeiro.

Quantas pragas foram enviadas ao Egito?

10 Pragas. Referência bíblica: Êxodo capítulo 7 ao 10.

Quem foi lançado na cova dos leões?

Daniel. Referência bíblica: Daniel 6:16.

Qual instrumento Davi gostava de tocar?

Harpa. Referência bíblica: 1 Samuel 16:23.

Quando Jesus nasceu, onde Ele foi colocado?

Foi colocado numa manjedoura. Referência bíblica:Lucas 2:16.

Jesus comparou o Reino de Deus a qual semente?

Ao grão de mostarda. Referência bíblica: Mateus 13:31-32.

Quem ensinou os discípulos a oração do "Pai nosso"?

Jesus. Referência bíblica: Mateus 6:5-15.

Quem foi o 'assistente' do profeta Elias?

Eliseu. Referência bíblica: 1 Reis 19:19-21.

Na transfiguração, quem apareceu ao lado de Jesus?

Elias e Moisés. Referência bíblica: Lucas 9:29-30.

Postar um comentário